Diagrama de Ishikawa, plano de ação 5W2H e Protocolo de Londres foram algumas ferramentas que os líderes do HEDA aprofundaram seus conhecimentos em busca da primeira acreditação de Nível 1 da ONA
Quem treina, joga. E após a visita de diagnóstico realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), nos dias 3 e 4 de outubro, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), promoveu para os líderes um treinamento intensivo focado nas diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em busca da primeira Acreditação do hospital.
Durante o treinamento, conduzido por Thalita Mesquita, enfermeira e gerente de Qualidade Hospitalar do Nucleus, as lideranças de todos os setores do HEDA, Casa da Gestante e dos Anexos I e II, aprofundaram seus conhecimentos sobre ferramentas essenciais que garantem um atendimento de qualidade e segurança da assistência dos pacientes.
Dessas ferramentas, destaque para: o Diagrama de Ishikawa, uma metodologia que permite a identificação e categorização de possíveis causas que afetam a qualidade do atendimento; o plano de ação 5W2H, que orienta a elaboração de ações estruturadas, definindo responsabilidades, prazos e métodos de execução; e o Protocolo de Londres, fundamental para a análise de eventos adversos e gestão de incidentes, especialmente em situações que envolvem riscos aos pacientes.
Em busca da excelência
Para Wal França, diretora-geral do HEDA, o treinamento é crucial para garantir a conformidade com os padrões de acreditação e qualidade do atendimento exigidos pela ONA. “Estamos progredindo cada vez mais e investir na formação da nossa equipe é mais um passo importante para alcançarmos a excelência em nossos serviços”, afirmou.
Este é um passo significativo para o hospital em sua jornada de melhoria contínua, preparando a equipe para enfrentar os desafios diários e reafirmando seu compromisso com a saúde e a segurança dos pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário