Abril Verde: HEDA organiza programação especial dedicada à segurança no trabalho - CONEXÃO PHB

CONEXÃO PHB - PORTAL DE NOTÍCIAS



Breaking

Home Top Ad

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Abril Verde: HEDA organiza programação especial dedicada à segurança no trabalho


Ação alusiva à campanha do Abril Verde envolveu colaboradores da HEDA, Anexos I e II, e Casa da Gestante na conscientização para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos

No mês dedicado à segurança e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o Hospital Estadual de Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba (PI), sob gestão do Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), organizou uma programação especial no dia 26 para celebrar o Abril Verde. 

A programação contou com palestras e dinâmicas elaboradas pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, abordando uma ampla variedade de temas, com destaque para as normas regulamentadoras da área da saúde. 


E profissionais informados, motivados e saudáveis são mais capazes de oferecer uma assistência de qualidade, segundo afirma Wal França, diretora-geral do HEDA. “Os profissionais precisam estar bem, tanto mental quanto fisicamente, e livres de doenças para que possam cuidar dos pacientes de forma saudável e eficaz, por isso a importância de cuidar bem dos nossos colaboradores”, pontuou Wal.

Além disso, tão importante quanto a redução do número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é a promoção de uma cultura de prevenção e segurança, de acordo com Rosylana Rocha, engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do HEDA. 


“O compromisso do SESMT é envolver todos os setores do hospital no fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes”, destaca Rosylana. “Neste sentido, o Abril Verde é uma oportunidade para refletirmos sobre as condições de trabalho, os direitos dos colaboradores e as práticas que podem ser adotadas para garantir um ambiente laboral mais seguro e mais saudável”, acrescenta.

A iniciativa também envolveu os profissionais do Anexo I - Promédica, Anexo II - Hospital Nossa Senhora de Fátima e Casa da Gestante, e reforça o compromisso do HEDA com a segurança e saúde de seus colaboradores e pacientes, evidenciando a importância de se adotar práticas preventivas e promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.


Abril Verde e os trabalhadores

Em vários países, o dia 28 de abril é celebrado como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A data homenageia os 78 trabalhadores que, em 1969, perderam a vida em um acidente em uma mina, nos Estados Unidos. A repercussão do acidente comoveu e alcançou movimentos sociais e de trabalhadores em outros países, inclusive o Brasil, que passaram a lutar por melhores condições de trabalho.



Décadas depois, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e pela promoção de um trabalho digno, seguro e saudável, o que foi adotado por diversos países.

E sua importância se traduz em números. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2012 a 2022, o Brasil registrou mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, que resultaram em mais de 2 milhões de afastamentos, o que reforça a importância da campanha.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. 

Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Relacionamento com a imprensa

Contato: (61) 9136-6886 (Kamilla Araújo) e (86) 99439-6309 (Camila Neto)

E-mail: imprensa@isac.org.br

Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número: (61) 99423-6753 

Siga-nos no Instagram: @isac_os e @hedaparnaiba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *